Cobel Seminovos com opções sem o pedal da embreagem

Veja o que é mito, e o que é verdade, sobre os carros com câmbio automatizado
Quem passa muito tempo no trânsito num carro com câmbio manual certamente já pensou em ter um carro que não precisasse fazer as trocas de marchas. Mas se o carro automático está acima do orçamento, o câmbio automático pode ser uma solução viável.
A primeira coisa que tem que se saber é que a única semelhança entre um câmbio automatizado é um câmbio automático é a ausência do pedal da embreagem, e somente isso. Sem entrar em questões técnicas, os câmbios são completamente diferentes. Saiba mais sobre os diferentes tipos de câmbio AQUI.
A primeira vantagem do câmbio automatizado é seu custo, aproximadamente metade do custo de um automático. Isso porque o automatizado nada mais é do que um câmbio manual com um sistema robotizado que faz as trocas de marchas.
Por conta disso, sua manutenção básica também consiste em trocar o conjunto de embreagem (platô, disco e rolamento) que é o mesmo de um carro com câmbio manual. Além disso, a embreagem no automatizado tende a durar mais no que no manual, que por se tratar um sistema robotizado, o carro não “erra” na troca de marcha, aumentado a vida útil da embreagem. A manutenção só será mais cara por conta do mal uso, como por exemplo segurar o carro na ladeira sem o freio, o que é extremamente prejudicial para a embreagem (assim como no carro manual).
O que é o “tranco” do câmbio automatizado? Quando se troca de marcha no câmbio manual, a primeira coisa que se faz é tirar o pé do acelerador, para então fazer a troca de marcha. E é isso que acontece no automatizado, quando o motorista está acelerando e o carro tem que realizar a trocar de marcha, o sistema é obrigado a interromper o acelerador o que dá a sensação de tranco. Quanto mais forte for a aceleração, maior será a sensação de tranco.
Mas então o câmbio sempre dá “tranco”? Não, quando se está acelerando suavemente, principalmente no trânsito pesado, a sensação de tranco é quase imperceptível. E mesmo em acelerações mais fortes é possível eliminar o tranco. Com um pouco de prática, o motorista começa a perceber o momento que o carro vai trocar de marcha, então basta aliviar o pé do acelerador enquanto é feita a troca, e volta acelerar em seguida, o tranco é eliminado. Ou ainda colocar o câmbio em “modo manual”, e toda vez que for trocar de marcha, basta tirar o pé do acelerador exatamente como se faz num carro manual, o tranco desaparece.
Mas é importante destacar que se a pessoa já utilizou um carro com câmbio automático, ela precisará de um tempo até se acostumar com o automatizado, afinal é um sistema mais simples, mais barato, mais econômico e que funciona de forma diferente do câmbio automático.
Na Cobel existem opções de seminovo com câmbio automatizado a partir de R$ 37.990, caso do Gol Comfortline 1.6 i-Motion, modelo 2016. O modelo é completo e está equipado com direção hidráulica, ar-condicionado, rádio original, volante multifuncional, travas e vidros elétricos, airbag duplo e ABS.
Outra opção é o Fox Comfortline 1.6 i-Motion, 2016. O modelo está com apenas 18.000 km tem direção elétrica, ar-condicionado, rádio original, volante multifuncional, travas e vidros elétricos, airbag duplo e ABS.
Conheça mais opções do estoque da Cobel Seminovos AQUI!
Revista Comprecar
- Notícias 03/04/2024 Fiat mantém liderança de mercado em março Encerra primeiro trimestre de 2024 com 20,9% de participação.
- Notícias 02/04/2024 GWM oferece wallbox grátis para a linha ORA 03 Modelo 100% elétrico oferece ainda 5 anos de revisão grátis e proteção total da bateria
- Notícias 02/04/2024 Chevrolet revela a Nova S10 Picape recebeu design atualizado, tecnologias inéditas e novo conjunto mecânico
- Notícias 02/04/2024 Ford convida proprietários para comemorar 60 anos do Mustang O evento marcado para 13 de abril, no Autódromo de Interlagos, promete ser o maior desfile de Mustangs já realizado no Brasil.
- Notícias 01/04/2024 Volkswagen Polo é o carro mais vendido do Brasil em 2024 Já são 27.263 unidades vendidas do hatch de janeiro a março de 2024.